terça-feira, 1 de maio de 2012

Festa do Dia do Trabalho tem 17 toneladas de churrasco no Paraná


Aproximadamente 15 mil pessoas devem participar nesta terça-feira (1º) de uma gigantesca churrascada em Cascavel (418 km de Curitiba), em comemoração ao Dia do Trabalho.

Dezessete toneladas de costelões estão sendo assadas desde as 6h por 50 voluntários.

A festa é promovida pelo Seminário Diocesano São José e acontece há 46 anos.

Agostinho Marmentini lidera o grupo responsável em assar a carne e diz que o trabalho é emocionante. "A gente vê as pessoas, com alegria, dedicar esse dia de trabalho ao seminário", afirma.

Os costelões são vendidos antecipadamente e todo o lucro obtido é destinado para custear as despesas do seminário.

Apesar do frio na cidade, milhares de pessoas degustam a carne no local, em mesas montadas embaixo de árvores no bosque que fica na mesma área do seminário.

Segundo a organização, a festa é a maior churrascada realizada no Brasil em um único dia.

O gaúcho Paulo Picanha fez jus ao nome e se tornou churrasqueiro profissional. Há oito anos ele vive em Brasília, onde é contratado como churrasqueiro particular por várias famílias que não entendem da arte de assar.

Pelo segundo ano consecutivo, Picanha deixou Brasília para se tornar voluntário na festa paranaense. "Tem que transformar isso aqui em uma festa nacional, trazer um auditor do 'Guiness Book' [livro dos recordes] porque não existe uma churrascada como essa no mundo", afirma.

FOLHA