terça-feira, 1 de maio de 2012

Vereador e chefe de gabinete da prefeitura são presos em Londrina



O vereador Eloir Valença (PHS), o chefe de gabinete da Prefeitura de Londrina, Rogério Lopes Ortega, e o diretor de participações da companhia telefônica Sercomtel, Alysson Tobias de Carvalho, foram presos na manhã desta terça-feira (1º) pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), ligado ao Ministério Público do Paraná.

As prisões ocorreram a partir das 6h30. Valença foi o último a chegar à sede do Ministério Público, às 9h, conduzido por policiais. Ele não deu declarações à imprensa.

Também foram realizadas apreensões de documentos na Câmara Municipal e na casa dos três presos.

"Solicitamos a prisão temporária, que dura cinco dias, dos três, pois julgamos que eram imprescindíveis para as investigações", afirmou o delegado do Gaeco Alan Flore.

Ainda de acordo com o delegado, as prisões estão relacionadas com outras duas ocorridas na última semana (dia 24), quando o ex-secretário de governo e atual coordenador de campanha do PDT, Marco Cito, e o empresário Ludovico Bonato foram presos, em flagrante, suspeitos de oferecer R$ 80 mil ao vereador Amauri Cardoso (PSDB) para que o tucano passasse a fazer parte da base do prefeito Homero Barbosa Neto (PDT) na Câmara.

A suposta tentativa de suborno ocorreu no dia em que a Câmara votaria uma abertura de Comissão Processante para investigar o desvio de vigilantes pagos com dinheiro da prefeitura para atuar na rádio que pertence à família do prefeito, a Brasil Sul AM. A votação acabou ocorrendo na quinta-feira (26), e a comissão foi aberta por 18 votos a zero.

Ontem (30), o Tribunal de Justiça do Paraná manteve as prisões de Cito e Bonato, que continuam detidos na Penitenciária Estadual de Londrina.

O vereador Eloir Valença foi eleito pelo PT, mas em novembro de 2011 trocou de partido, filiando-se ao PHS. Antes opositor do prefeito, ele começou a dar indicações de apoio a Barbosa Neto nos últimos meses, contrariando seu partido.

A exemplo de Rogério Lopes Ortega e Alysson Tobias de Carvalho, ele foi citado pelo vereador Amauri Cardoso nos depoimentos sobre a suposta tentativa de suborno.

Carvalho também já foi chefe de gabinete e atualmente ocupa cargo comissionado no Sercomtel, empresa pública que pertence à Prefeitura de Londrina e à Copel (Companhia Paranaense de Energia). Ortega ocupa a chefia de gabinete desde janeiro.

OUTRO LADO

O advogado de Eloir Valença, André Cunha, classificou a prisão de seu cliente como "surpresa". "Ele deu todas as informações, na condição de testemunha, aos promotores, em depoimento realizado ontem. Não se justifica esta prisão temporária. Ainda hoje vamos pedir habeas corpus ao Tribunal de Justiça, em Curitiba", argumentou.

João Gomes Filho, que defende Ortega e Carvalho e também é advogado de Barbosa Neto em algumas ações, classificou as prisões temporárias de seus clientes como "excesso".

FOLHA