quinta-feira, 3 de maio de 2012

Ladrões levam acervo de 12 anos de trabalho do cartunista Laerte


Um acervo com 12 anos de trabalho do cartunista da FolhaLaerte Coutinho foi furtado da casa dele na madrugada de anteontem.

Os desenhos feitos pelo artista desde 2000 estavam em dois computadores e em um disco rígido externo.

"Começo o trabalho sempre no papel. Mas depois coloco cor e faço a finalização no computador", diz Laerte, que trabalha em casa.

"Tenho cópias de alguns destes desenhos em CD. Mas muitos deles estão ilegíveis", afirma o cartunista, que disse estar "aflito" para recuperar sua produção.

"Mesmo que consiga algo nos arquivos de jornais e de outras publicações, as imagens das tiras vão estar em baixa resolução".

O furto ocorreu às 5h do feriado de 1º de Maio, de acordo com os vizinhos. Laerte mora em uma casa no bairro do Rio Pequeno (zona oeste de São Paulo). 

O local é bastante próximo à Cidade Universitária da USP.

De acordo com as informações passadas à polícia, toda a casa do artista foi vasculhada. Os criminosos reviraram também os arquivos físicos de documentos que estavam na casa de Laerte.

"Eles levaram também um aparelho de DVD. Não havia muitos eletroeletrônicos de valor. Até os dois botijões de gás sumiram".

Laerte voltava de uma viagem a Minas Gerais, no feriado, quando percebeu algo estranho antes mesmo de entrar na casa.

"Cheguei por volta das 15h. As minhas gatas estavam na rua, logo percebi que havia algo de errado".

PRIMEIRA VEZ

A invasão ocorreu pela porta da cozinha.

"Moro aqui desde 2003. Na minha casa é a primeira vez. Mas já houve casos semelhantes na vizinhança".

As delegacias do Jaguaré e do Butantã, próximas à casa do cartunista, registraram 21 roubos a residências entre 1º de janeiro e 10 de março.

FOLHA