quinta-feira, 3 de maio de 2012

Polícia Federal prende 21 em ação contra o tráfico internacional de drogas


A Polícia Federal cumpriu 21 mandados de prisão na manhã desta quinta-feira contra suspeitos de envolvimento com o tráfico internacional de drogas. Dentre os mandados, seis eram contra pessoas que já estavam presas.

Ao todo, foram expedidos 25 mandados de prisão. A operação continua.
As prisões ocorreram no Paraná (11), na Paraíba (1), em São Paulo (3), em Santa Catarina (1) e no Rio Grande do Sul (5). Não foi especificado, no entanto, onde ocorreram as prisões de hoje. Três dos suspeitos presos são bolivianos.

A operação Deadline também apreendeu uma lancha, 11 veículos, 66 mil dólares (cerca de R$ 126 mil), R$ 3.000, joias e imóveis. Segundo o delegado responsável, o objetivo da operação não é só prender os suspeitos, mas também "descapitalizar" a quadrilha.

A ação iniciada na manhã de hoje teve a participação de 105 policiais. As investigações que levaram a deflagração da operação começaram em novembro de 2011 após indícios de que os criminosos estariam escondendo cocaína em contêineres despachados no porto de Paranaguá. A droga era recolhida no porto de origem por outros membros da quadrilha.

Durante as investigações a PF já tinha apreendeu 139 kg de cocaína, sendo 21 kg localizados no porto de Rio Grande, 38 kg apreendidos no porto de Valência, na Espanha, e 70 kg de cocaína apreendidos no porto de Antuérpia, na Bélgica. As apreensões na Europa ocorreram por meio de cooperação internacional, segundo a Polícia Federal.

FOLHA