domingo, 27 de maio de 2012

Trabalhadores presos morrem após explosão de túnel no Japão


Os bombeiros de Niigata (centro do Japão) recuperaram neste domingo os corpos de quatro operários japoneses que trabalhavam na construção de um túnel de montanha e ficaram presos em seu interior na quinta-feira passada, após acontecer uma explosão.

Após quatro dias de operações de resgate, realizadas pela polícia e bombeiros entre os escombros, finalmente neste domingo os quatro trabalhadores que estavam a cerca de 1,2 quilômetro da entrada do túnel no momento da explosão foram encontrados, detalhou a agência "Kyodo".

Os bombeiros acharam os corpos depois que o resgate se complicou devido à detecção de grande quantidade de gás inflamável no interior do túnel, escavado em uma montanha de Minamiuonuma, a quase 200 quilômetros a noroeste de Tóquio.

A polícia inspecionou o escritório central e outras duas sedes da construtora responsável pelo túnel na busca de indícios de possível negligência profissional por parte da companhia, acrescentou "Kyodo".

No momento no qual aconteceu a explosão, estavam no interior do túnel sete trabalhadores, três dos quais foram hospitalizados, que, segundo a companhia, preparavam o reatamento das obras paradas durante o inverno.

Após encontrar o gás inflamável no interior da montanha o Ministério de Infraestrutura japonês estuda agora modificar a trajetória do túnel já que, segundo os especialistas, o gás deve provir de uma camada próxima às obras que teria se infiltrado e acumulado dentro do túnel durante seu fechamento no inverno.

EFE/FOLHA