quarta-feira, 16 de maio de 2012

Trens da linha 3-vermelha do metrô batem e deixam 40 feridos


A batida entre dois trens da linha 3-vermelha do metrô de São Paulo feriu cerca de 40 pessoas, sendo algumas em estado leve e outras moderado, de acordo com os bombeiros e com o Samu. O número pode aumentar já que a Secretaria Municipal de Saúde ainda faz um balanço.

Os bombeiros afirmam, no entanto, que não houve vítimas com ferimentos graves. Foram deslocadas 23 viaturas dos bombeiros e 68 homens para atender os feridos.

O acidente aconteceu por volta das 9h50, entre as estações Carrão e Penha, no sentido Palmeiras/Barra Funda. Com isso, o trecho entre as estações Tatuapé e Corinthians/Itaquera está fechado, e está sendo atendido pelo sistema Paese, com ônibus gratuitos.

Desesperadas, as pessoas usaram os botões de emergência e desceram na passagem lateral aos trens.

"Na hora do impacto fiquei tremendo. Tudo que eu queria era sair de lá", afirmou a empregada doméstica Maria de Fátima dos Santos Silva, 49, que estava em uma das composições envolvidas na batida. "O mais desesperador é que por muito tempo não ouvi aviso nenhum do metrô", completou.

METRÔ

A linha vermelha do metrô paulista, que atende 3,7 milhões por dia, é a maior (22 km) e mais exigida (1,1 milhão de passageiros/dia útil) do sistema, que funciona desde 1974.

Inaugurada em 1979, a linha 3-vermelha faz a ligação entre as zonas oeste e leste da cidade de São Paulo, unindo as estações Palmeiras-Barra Funda (zona oeste) e Corinthians-Itaquera (zona leste).

O acidente desta quarta-feira ocorreu no "braço" leste desta linha, fundamental por cruzar com a segunda linha do metrô em extensão (20 km) e atendimento de passageiros (982 mil passageiros/dia útil): a linha azul (Tucuruvi-Jabaquara).

ÔNIBUS

As linhas de ônibus que circulam pela Radial Leste, na zona leste de SP, estão com o itinerário alterado em decorrência da colisão entre os dois trens do metrô. Com isso, os ônibus estão seguindo direto até a estação Tatuapé.

Segundo a SPTrans, os ônibus não estão atendendo as estações Itaquera, Arthur Alvim, Patriarca, Guilhermina Esperança, Vila Matilde, Penha, e Carrão, que estão fechadas. A integração das linhas de ônibus com as estações do Metrô está suspensa.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) recomenda que os motoristas evitem passar pela região.

FOLHA