domingo, 13 de maio de 2012

Venezuelano vence na Espanha e faz história na F-1; Massa é 15º


O piloto venezuelano Pastor Maldonado, da Williams, entrou para a história da F-1 neste domingo, ao vencer o GP da Espanha, no circuito de Montmeló. 

Foi o primeiro piloto da Venezuela a vencer uma prova. No treino classificatório ele já havia feito história ao herdar a pole position de Lewis Hamilton.

Maldonado superou o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, que liderou boa parte da prova e perdeu a chance de vencer a segunda prova no ano nas voltas finais, após parar pela terceira vez nos boxes. Ele não conseguiu passar o rival, apesar da diferença de 3s1.

O finlandês Kimi Raikkonen, da Lotus, foi o terceiro colocado. Na prova anterior (Bahrein) ele tinha sido o segundo no pódio. O francês Romain Grosjean, seu companheiro de Lotus, foi o quarto, confirmando o bom momento da equipe na temporada.

O japonês Kamui Kobayashi, da Sauber foi o quinto e o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, foi o sexto na Espanha.

Nico Rosberg (Mercedes), Lewis Hamilton (McLaren) e Jenson Button (McLaren) vieram logo em seguida, na sétima, oitava e nona colocação, respectivamente. Nico Hulkenberg (Foce India) foi o décimo.

Felipe Massa, da Ferrari, ficou fora da zona de pontuação (apesar de ter feito um bom início de prova). Cruzou a linha de chegada em 15º.

Já Bruno Senna, da Williams, abandonou logo após as primeiras dez voltas. Ele recebeu um toque de Michael Schumacher, da Mercedes, que também abandonou.

O incidente foi polêmico. Schumacher, em contato com a equipe pelo rádio, chamou Senna de idiota. O brasileiro disse que a culpa foi do alemão. Os comissários da FIA iriam avaliar o choque após a prova.

Vettel e Alonso dividem a primeira posição na classificação do Mundial de pilotos, cada um com 61 pontos. Hamilton é o terceiro com 53.

A sexta etapa do Mundial de F-1 será em Mônaco, dia 27.

A PROVA

A largada na Espanha foi limpa e sem acidentes. Apesar da surpresa Pastor Maldonado na pole position, Fernando Alonso não teve dificuldade para roubar o primeiro posto logo na primeira curva.

O espanhol da Ferrari foi seguido pelo venezuelano da Williams e pelo finlandês Kimi Raikkonen, da Lotus. A largada foi boa para Felipe Massa que ganhou três posições (13º) e Bruno Senna (passou de 17ª para 15º).

O top dez teve brigas boas, embora os três candidatos ao pódio sofreram poucas ameaças. 

O trio Alonso, Maldonado e Raikkonen abriu vantagem grande para os demais concorrentes.

Com poucas alterações de posição, Alonso perdeu poucas vezes a liderança. Contudo, no final da prova, após parar pela terceira vez nos boxes, não conseguiu superar o venezuelano.

Foi a primeira vitória de Maldonado - e de um venezuelano - na F-1. Já a Williams não vencia uma prova desde 2004, com o colombiano Juan Pablo Montoya no GP Brasil.


A decepção ficou com a dupla da Red Bull, que fez uma prova com pouca agressividade. 

Com menos de dez voltas os dois pilotos já tinha parado para o trabalho de boxes. Os dois não ameaçaram os candidatos ao pódio. Vettel foi o sexto e Webber foi o 11º.

Vettel ainda foi punido por desrespeitar o limite de velocidade durante uma bandeira amarela. O mesmo ocorreu com Massa, presente durante a maior parte da prova no top dez, mas que após a punição ficou fora da zona de pontuação. Terminou em 15º.

Entre os pilotos da McLaren, Button, que largou em décimo, teve participação discreta. Já Hamilton fez uma corrida de recuperação. Largou em último, mas já havia alcançado o top dez com 15 voltas. A dez voltas do final, o inglês estava em sétimo. Finalizou em oitavo.

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DO GP DA ESPANHA:

1. Pastor Maldonado (VEN) - Williams - 1h39min09s145 [66 voltas]

2. Fernando Alonso (ESP) - Ferrari - +3s1
3. Kimi Raikkonen (FIL) - Lotus - +3s8
4. Romain Grosjean (FRA) - Lotus - +14s7
5. Kamui Kobayashi (JAP) - Sauber - +64s6
6. Sebastian Vettel (ALE) - Red Bull - +67s5
7. Nico Rosberg (ALE) - Mercedes - +77s9
8. Lewis Hamilton (ING) - McLaren - +78s1
9. Jenson Button (ING) - McLaren - +85s2
10. Nico Hulkenberg (ALE) - Force India - a 1 volta
11. Mark Webber (AUS) - Red Bull - a 1 volta
12. Jean-Eric Vergne (FRA) - Toro Rosso - a 1 volta
13. Daniel Ricciardo (AUS) - Toro Rosso - a 1 volta
14. Paul di Resta (ESC) - Force India - a 1 volta
15. Felipe Massa (BRA) - Ferrari - a 1 volta
16. Heikki Kovalainen (FIL) - Caterham - a 1 volta
17. Vitaly Petrov (RUS) - Caterham - a 1 volta
18. Timo Glock (ALE) - Marussia - a 2 voltas
19. Pedro de la Rosa (ESP) - Hispania - a 3 voltas
20. Sergio Perez (MEX) - Sauber - não completou
21. Charles Pic (FRA) - Marussia - não completou
22. Narain Karthikeyan (IND) - Hispania - não completou
23. Bruno Senna (BRA) - Williams - não completou
24. Michael Schumacher (ALE) - Mercedes - não completou


FOLHA