sexta-feira, 1 de junho de 2012

Soja puxa queda do PIB da agropecuária, diz IBGE


O forte recuo (7,3%) no PIB (Produto Interno Bruto) da agropecuária, divulgado nesta sexta-feira (1º) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), teve como um dos seus principais responsáveis a queda de produtividade da soja - além das quebras de safra do produto principalmente no Sul do país, causadas por problemas de estiagem.

A análise partiu da gerente de coordenação das Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis. A soja, sozinha, representa 20% do PIB da agropecuária, afirmou Palis.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, o PIB da agropecuária recuou 8,5%. Na mesma comparação, o recuo na quantidade produzida de soja foi de 11,4%.

Outros produtos também influenciaram o fraco desempenho da agropecuária nos primeiros três meses do ano, como as quedas nas produções de arroz (-13,8%) e fumo (-15,9%), sempre em relação ao começo de 2011.

Mas foi a soja a maior contribuição para o resultado negativo, afirmou Palis.

Outro ponto destacado pela técnica do instituto foi o desempenho pior da pecuária, no mesmo período de comparação. Embora não tenha mencionado números, Palis considerou que houve um fraco desempenho da atividade no setor, no primeiro trimestre deste ano.

FOLHA