sábado, 29 de setembro de 2012

Presidente do STF se nega a publicar nota de Barbosa


O presidente do Supremo, Carlos Ayres Britto, não autorizou a publicação no site do tribunal de uma nota do ministro Joaquim Barbosa atacando declarações do colega Marco Aurélio Mello.

No texto, Barbosa afirma que "jamais" tirou "proveito de relações de natureza familiar" para ascender profissionalmente. Mello foi indicado ao STF em 1990 pelo ex-presidente Fernando Collor de Mello, de quem é primo.

A interlocutores Barbosa disse ter ficado irritado com a postura de Britto e considerou o gesto uma censura.

A intenção do presidente, segundo a Folha apurou, era evitar envolver a corte em uma discussão pessoal.

A polêmica começou após a sessão de anteontem do julgamento do mensalão, na qual o relator trocou palavras duras com Marco Aurélio.

Ao comentar o embate, o ministro disse que tinha receio da chegada de Barbosa à presidência do Supremo, em novembro, com a aposentadoria de Ayres Britto.

O relator do mensalão decidiu reagir e pediu que a assessoria do Supremo divulgasse o documento. A nota diz que Marco Aurélio é um "obstáculo" a qualquer presidente do Supremo.

Ontem, Marco Aurélio evitou polemizar sobre a discussão. "Isso não cabe qualquer resposta porque não me atingiu", disse. "Eu vou continuar atuando como sempre".

FOLHA DE S. PAULO