terça-feira, 30 de outubro de 2012

Guindaste ameaça cair de arranha-céu de Nova York, diz brasileira


Um guindaste ameaça cair de um arranha-céu em construção na ilha de Manhattan devido aos fortes ventos causados pela aproximação do furacão Sandy. O projeto promete ser um dos prédios residenciais mais altos de Nova York.

Testemunhas afirmam que entulho, vidro e pedras começaram a cair do local da obra, na rua 57, para a rua de trás, a 56. "O guindaste tombou, dobrou e tem partes dele caindo no meio da rua", conta a engenheira potiguar Ana Rinckevicius, 46, que está hospedada naquela mesma rua, por telefone.

Ela conta que a polícia pediu a retirada dos moradores do quarteirão entre a Quinta e a Sexta Avenidas diante do risco de que o guindaste caia. "A polícia está tirando as pessoas de todos os prédios. Se isso aconteceu agora, imagina quando chegar mesmo o furacão".
Até o momento não há informações de feridos no acidente.

O arranha-céu, conhecido como One57, terá 80 andares. Os apartamentos do empreendimento, que são dúplex, podem custar até US$ 90 milhões (R$ 182 milhões).

FURACÃO

Segundo informe do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, Sandy estava, por volta das 15h locais (17h em Brasília) a cerca de 415 quilômetros da cidade de Nova York, com ventos máximos sustentados a 150 km/h.

De acordo com os estudos do órgão, Sandy atingirá "a costa de Nova Jersey, a grande região de Nova York, Long Island e o sul da Nova Inglaterra", detalhou Kimberlaind.

O furacão está a cerca de 330 quilômetros ao sudeste de Atlantic City (Nova Jersey) e traz com ele uma ressaca com ventos de força de furacão. A previsão é que o centro de Sandy chegue a Nova Jersey por volta das 18h (20h em Brasília).

A cidade de Nova York está totalmente paralisada hoje, com o fechamento de transporte público, escolas, universidades, tribunais, teatros, grandes empresas, da Bolsa de Valores, dos monumentos, dos museus e até da sede das Nações Unidas.

O trânsito está muito menos intenso do que o habitual e há poucas pessoas na rua. Em Delaware e Nova Jersey várias cidades enfrentavam inundações, e milhares buscaram refúgio em abrigos públicos.

O presidente Barack Obama foi à TV hoje para advertir que a situação só deve voltar ao normal dentro de "vários dias" e que neste período, várias áreas do país devem ficar sem energia elétrica.

Horas mais tarde, a rede CNN informou que o fornecimento de energia foi interrompido para cerca de 116 mil consumidores.

Nove Estados, da Carolina do Norte até Massachusetts, declararam estado de emergência de antecipadamente para se preparar para a tempestade e pediram aos moradores que estocassem água, baterias e alimentos.

FOLHA DE S. PAULO