terça-feira, 9 de outubro de 2012

Lula e Temer selam apoio do PMDB a Haddad


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve na manhã desta terça-feira (9) na casa do vice-presidente Michel Temer para fechar o apoio do PMDB à candidatura do petista Fernando Haddad à Prefeitura de São Paulo.

O encontro contou com a participação de Haddad e do candidato derrotado Gabriel Chalita (PMDB).

Além da participação em uma possível administração Haddad, o PMDB pediu incorporação de cinco pontos do programa de Chalita ao plano de governo petista, incluindo a implantação de UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) em São Paulo e de dois corredores expressos na cidade.

O PMDB se reúne às 13h para selar o acordo, que será oficialmente anunciado amanhã.
O acordo entre os dois partidos começou a ser costurado ontem em encontro entre Temer e a presidente Dilma Rousseff, em Brasília.

Na reunião, Temer, que é presidente licenciado do PMDB, impôs a participação na máquina municipal proporcional à que o partido tem no plano federal.

O apoio do PT ao PMDB em Natal e Florianópolis também entrou na pauta. Os dois discutiram ainda a aproximação entre PT e PMDB como instrumento para conter crescimento do PSB.

Embora não tenham falado diretamente sobre cargos no governo federal, a expectativa no PMDB era também de ampliar espaço na Esplanada dos Ministérios.

Haddad vai disputar o segundo turno da eleição paulistana com o tucano José Serra.
Chalita cresceu no fim da campanha e obteve 13,6% dos votos válidos, ficando em quarto lugar.

Já o petista ficou com 28,98% dos votos válidos contra 30,75% de Serra. Celso Russomanno (PRB) ficou em terceiro lugar, com 21,6% dos votos
13,6%.


OUTROS APOIOS

Ministros de Dilma estão escalados para a costura de apoios. Hoje, Brizola Neto (Trabalho) recebe Paulinho da Força (PDT), para dissuadi-lo da aliança com Serra.

Marcelo Crivella (Pesca), por sua vez, tentará aplacar a mágoa de Russomanno com Hadadd, a quem atribui sua queda nas pesquisas.

FOLHA DE S. PAULO