terça-feira, 13 de novembro de 2012

Criminosos queimam viatura e ônibus; e base da polícia é alvejada em Santa Catarina

SÃO PAULO - Desde o início da madrugada, ataques mobilizam a polícia de Florianópolis. A Polícia Militar de Florianópolis reforçou a segurança na região na manhã desta terça-feira após a onda de ataques que ocorreram entre a tarde desta segunda-feira e a madrugada desta terça-feira. De acordo com o coronel João Henrique Silva, comandante da PM de Florianópolis, a região teve pelo menos oito atentados.

Três ônibus de transporte coletivo, uma viatura da Polícia Civil e o automóvel de um policial militar foram incendiados. Além disso, uma base da Polícia Militar foi atingida por tiros. Em Blumenau, dois homens incendiaram um ônibus do transporte coletivo da cidade na noite desta segunda. Já na manhã desta terça-feira, na cidade, dois homens atiraram contra a guarita do Presídio Regional de Blumenau.

O primeiro atentado foi às 22h de segunda-feira. A viatura da Polícia Civil foi incendiada no bairro Saco dos Limões, em Florianópolis. A ação foi em frente ao prédio da 2ª Delegacia de Polícia. Segundo a polícia, os criminosos passaram com um carro preto e jogaram um pano molhado com gasolina. As portas estavam abertas, pois era o carro do plantão. Os próprios agentes da polícia apagaram o fogo com extintores.

Policiais fizeram ronda na região em busca dos criminosos. Desde às 4h, escoltas acompanham o transporte coletivo da região norte da cidade.

- Nosso sistema de monitoramento está revisando as imagens das últimas horas para ajudar a Polícia Civil a tentar localizar quem cometeu esses crimes - afirma o tenente-coronel Araújo Gomes.

De acordo com a polícia, os atos têm ligação com outros atentados a policiais e bases da segurança pública que ocorreram nas últimas semanas na região.

Segundo o coronel João Henrique Silva, ainda na noite desta segunda, a PM colocou em prática um plano de ação.

 - Assim que tomamos conhecimento do primeiro atentado, já foi acionado um plano de contenção e um plano de chamada. Rapidamente, a polícia reforçou as bases operacionais e desenvolveu o policiamento nos locais críticos, onde ocorreram os atentados - afirmou ele.

Segundo ele, um adolescente foi detido, suspeito de ter participado da ação.

Um ônibus de transporte coletivo foi alvo de tentativa de incêndio. O criminoso conseguiu fugir. Por volta da meia-noite desta terça-feira, um ônibus foi incendiado no Bairro Canasvieiras, também em Florianópolis. Dois homens entraram no veículo, anunciaram o assalto, depois fugiram. Ninguém se feriu.

O último incêndio ocorreu em um veículo particular de um policial militar. O carro estava estacionado da garagem do seu condomínio, em Canasvieiras. O caso ocorreu por volta das 3h10m da madrugada.

O GLOBO