segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Mães de calendário sensual na Espanha conseguem ônibus escolar


Os alunos de uma escola do povoado de Montserrat, em Valência (Espanha), estrearam nesta segunda-feira o ônibus pago com o dinheiro arrecadado com a venda do calendário sensual feito por suas mães.

O calendário foi feito após o governo local ter cortado o transporte escolar, que cobria o trajeto de 6 km entre a escola e o povoado. O motivo do fim do serviço é a crise financeira que afeta todo o país.

Segundo as mães, foram vendidos 1.800 dos 3.000 exemplares do calendário, a € 5 cada um (R$ 13). Com isso, elas conseguiram pagar três meses de transporte para 35 das 80 crianças. Os beneficiados são os alunos com mais necessidades ou que as mães tenham contribuído mais para o calendário.

A primeira viagem das crianças foi comemorada com festa, incluindo brindes com espumante. "É o maior presente do Dia de Reis que se pode dar a uma criança", disse Silvia Cisneros, mãe que posou de guerrilheira para a foto do mês de dezembro, em entrevista à agência de notícias Efe.

APELO

Apesar de terem conseguido fundos, as mães ainda pensam em apelar para que o Conselho de Educação da cidade retome o transporte gratuito. Elas ainda pensam em fazer um desfile de modas e um jogo de futebol beneficente para garantir o dinheiro do ônibus alugado.

As autoridades locais suspenderam o serviço para todas as localidades que tivessem a menos de três quilômetros de raio da escola onde o aluno estuda.

No entanto, a localidade de Montserrat fica a seis quilômetros de estrada de terra, em uma estrada em que há muitas subidas. As autoridades não comentaram se pretendem retomar o serviço.

FOLHA DE S. PAULO