sábado, 30 de março de 2013

Anglo American fecha porto no Amapá após desabamento


MACAPÁ – A Anglo American decidiu paralisar, por tempo indeterminado, suas atividades industriais e administrativas no município de Santana, distante 24 km de Macapá, no Amapá, depois do desabamento do píer do Porto de Santana na madrugada de quinta-feira, 28. Máquinas, equipamentos, caçambas, pás carregadeiras e seis trabalhadores foram tragados pelo rio Amazonas. O píer flutuante era utilizado na atracação de navios que embarcam minério de ferro para a China.
Desde ontem o Corpo de Bombeiros faz buscas no local, mas a água escura do rio dificulta a visibilidade. Aliado a isso, há o risco dos mergulhadores se ferirem nas ferragens das máquinas, equipamentos e restos da estrutura do píer.
Ruan Max, parente de um dos desaparecidos, acompanhou os bombeiros na busca na tarde desta sexta-feira. "Não dá pra ver nada. Tá tudo muito escuro. Os bombeiros tem que se valer apenas do tato", disse ele.
As buscas foram encerradas às 18h e recomeçam amanhã. Uma balsa já chegou ao local. Nela será montado um guindaste para retirar do rio as máquinas e equipamentos. A assessoria de comunicação da Anglo American não descarta a hipótese de que os corpos dos trabalhadores desaparecidos estejam presos nas ferragens.
Desde ontem, parentes dos desaparecidos estão acampados na frente do escritório da Anglo American em Santana. "Ainda acreditamos num milagre", disse Rose Ribeiro, esposa do operador de bordo Pedro Coelho Ribeiro, que desapareceu no acidente.
As causas do acidente estão sendo investigadas. A Anglo American trabalha com a hipótese de um fenômeno natural. Populares que viram o acidente contam que houve um desmoronamento de terra, que, ao cair no rio, fez o navio que estava sendo carregado balançar. O navio teria batido no píer provocando o desabamento.
O píer usado pela Anglo American foi construído há mais de 50 anos. Pertencia à Icomi, que durante 50 anos explorou manganês no Amapá. A Anglo American assegura que toda a estrutura foi reformada recentemente.
No ano passado, o Porto de Santana exportou 6 milhões e 500 mil toneladas de minério de ferro. A meta para este ano era de 7 milhões e 200 mil toneladas.
ESTADÃO