quinta-feira, 4 de abril de 2013

Investigação global expõe donos de contas secretas em paraísos fiscais


Uma investigação global revelou os nomes de uma série de personalidades de todo o mundo que possuem contas secretas em paraísos fiscais. A lista inclui o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, e Jean-Jacques Augier, amigo do presidente da França, François Hollande, e co-tesoureiro de sua campanha.
Segundo o jornal francês Le Monde, Augier participou entre 2005 e 2009 da criação de duas entidades nas Ilhas Cayman, para realizar investimentos na China, de acordo com suas próprias explicações.
Hollande já negou conhecer o envolvimento de Augier em empresas "offshore" nas Ilhas Cayman. "Eu não sei nada sobre essas atividades, esses investimentos (...) Se eles não estão em conformidade com a lei fiscal, eu peço que a administração" tome conta disso e faça "correções, se necessárias", afirmou, em visita oficial ao Marrocos.
Após a divulgação da lista, a Comissão Europeia pediu aos seus países membros que resolvam a questão da evasão fiscal. Segundo seu porta-voz, Olivier Bailly, as fraudes fiscais têm um custo estimado de um trilhão de euros por ano aos governos europeus.
Realizada pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ na sigla em inglês), com sede em Washington, a pesquisa contou colaboração de 38 jornais de todo o mundo. A investigação é resultado de 15 meses de pesquisa e análise de 2,5 milhões de e-mails e outros documentos secretos.
A investigação inclui detalhes de mais de 122 mil companhias e cerca de 130 mil pessoas e seus intermediários, de acordo com o jornal inglês The Guardian. Os principais destinos, de acordo com o periódico, são as Ilhas Virgens Britânicas, as Ilhas Cook, Dubai, Cingapura e Chipre, que enfrenta grave crise em seu sistema bancário.
Apesar do forte fluxo financeiro "offshore", o Guardian ressalta que não há qualquer evidência que os indivíduos listados na investigação tenham agido em desacordo com a lei. O que eles têm em comum, diz o diário britânico, é que eles usaram um jurisdição que proporciona sigilo e permite que os impostos sejam evitados.
A lista inclui os nomes da filha do ex-presidente das Filipnas, Maria Imelda Marcos Manotoc, do ex-ministro das Finanças da Mongólia, Bayarsogt Sangajav, a esposa do vice-primeiro ministro russo, Olga Shuvalova, e a norte-americana Denise Rich, cujo marido, Narc Rich, foi perdoado pelo ex-presidente do país, Bill Clinton, por uma condenação por evasão fiscal.
ESTADÃO