quarta-feira, 5 de junho de 2013

Morre aos 62 anos a jornalista, atriz e escritora Scarlet Moon

Morreu na madrugada desta quarta-feira (5) a jornalista, atriz e escritora Scarlet Moon de Chevalier. Ela tinha 62 anos e lutava havia três contra uma doença degenerativa, de acordo com informações divulgadas pela família.

Scarlet Moon sofria da Síndrome de Shy-Drager e estava em sua casa, no Rio, quando teve, segundo familiares, uma parada cardiorrespiratória. O velório, aberto, acontece até às 16h de hoje no Cemitério São João Batista, em Botafogo, zona sul do Rio. O corpo da jornalista será cremado nesta quinta-feira (6), em uma cerimônia fechada.

Scarlet Moon trabalhou em diversos canais de TV, e participou do "Fantástico" e do "Jornal Hoje" na década de 1970. Ela também ficou conhecida por apresentar, nos anos 1980, o programa de entrevistas "Noites Cariocas", da Record, ao lado de Nelson Motta. Desde 1996, ela assinava a coluna de variedades Abalo, no caderno "Zona Sul", do jornal "O Globo".

Durante 28 anos, foi casada com o cantor Lulu Santos, de quem separou em 2006. Ela deixa três filhos.

Ela também atuou no teatro e no cinema, como em "Nosferatu do Brasil" (1970), de Ivan Cardoso, além de ter lançado dois livros: "Areias Escaldantes" (Rocco), no qual relata os modismos lançados na praia de Ipanema, e "Dr. Roni e Mr. Quito: A Vida do Amado e Temido Boêmio de Ipanema" (Ediouro) - biografia sobre o irmão Roniquito, um dos fundadores da chamada Banda de Ipanema.

Scarlet já havia sido internada algumas vezes, por conta da doença. A Síndrome de Shy-Drager é um distúrbio degenerativo que compromete o sistema nervoso, leva a tremores musculares, rigidez, movimentos lentos e outras perdas neurológicas generalizadas.

"Depois de lutar anos pela vida, minha mãe fez sua última viagem agora de madrugada", escreveu Theodora Chevalier, filha da jornalista, em seu perfil no Facebook.

FOLHA DE S. PAULO