terça-feira, 3 de setembro de 2013

Polícia Federal prende quatro ex-dirigentes do Banco Nacional

RIO DE JANEIRO - A Polícia Federal prendeu, nesta terça-feira, 3, pela manhã quatro ex-dirigentes do Banco Nacional condenados por crimes contra o sistema financeiro com penas que variam de 8 anos a 17 anos. Entre eles estão o ex-controlador da instituição Marcos Magalhães Pinto, o ex-vice-presidente da Área de Controladoria Clarimundo Sant''anna e o ex-diretor Arnoldo Oliveira.
A prisão dos ex-dirigentes foi solicitada pela 1ª Vara Federal Criminal/RJ. O advogado Nélio Machado, que defende Marcos Magalhães Pinto, informou que pretende recorrer da decisão da Justiça. "Essa decisão colide com a que foi tomada anteriormente pelo Supremo Tribunal de Justiça, que havia decidido que ninguém poderia ser preso durante trânsito em julgado", afirmou.
A crise do Banco Nacional resultou em um dos maiores escândalos financeiros do País. Em 1995, o Banco Central descobriu que a instituição maquiava seus balanços com contas fictícias, que somavam R$ 5,5 bilhões. O Banco Central decretou Regime de Administração Especial Temporária na tentativa de preservar a saúde do sistema bancário brasileiro.
O Nacional foi a primeira instituição a receber recursos do Programa de Reestruturação do Sistema financeiro (Proer). Em novembro de 1996, o Unibanco assumiu a parte não contaminada pela maquiagem nos balanços do Nacional.
ESTADÃO