sexta-feira, 8 de maio de 2015

INSTITUTO LULA SE CALA SOBRE A CONFISSÃO FEITA A MUJICA

Deu na Folha
 
O ex-presidente do Uruguai José Mujica afirmou, em um livro escrito por dois jornalistas uruguaios, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou o mensalão e que viveu o episódio “com angústia e um pouco de culpa”.

No livro “Una oveja negra al poder” (Uma ovelha negra no poder, em tradução livre), de Andrés Danza e Ernesto Tulbovitz, o ex-presidente do Uruguai relata que Lula lhe disse: “Neste mundo tive que lidar com muitas coisas imorais, chantagens”.

O caso foi revelado pelo jornal “O Globo” nesta quinta-feira. A Folha teve acesso às páginas do livro em que Mujica conta que Lula comentou o caso do mensalão em uma visita ao brasileiro algumas semanas antes que assumisse o mandato no Uruguai. O então vice-presidente de Mujica, Danilo Astori, estava junto.

Ainda de acordo o livro, Mujica afirma que Lula lhe justificou: “Essa era a única forma de governar o Brasil”.

Procurado, o Instituto Lula afirmou que não irá se manifestar.

DEFENDENDO LULA

Mujica defende o brasileiro, dizendo que grandes políticos tiveram que recorrer a mecanismos semelhantes –e que este seria “o preço infame das grandes obras”.
“[Lula] É um dos sujeitos mais brilhantes da América Latina e dos líderes internacionais que eu mais escuto”, afirmou.

O ex-presidente do Uruguai afirma que Lula sempre esteve pronto para dar-lhe conselhos, e que devido a essa proximidade soube que Dilma Rousseff seria indicada para concorrer à Presidência do Brasil antes que isso se tornasse público.

“Ele a inventou”, disse.
Segundo a publicação, Mujica desejava “profundamente” que Dilma fosse eleita.

Mujica conta ainda que Lula lhe recomendou que desse apoio declarado a Tabaré Vazquez, que o sucedeu na Presidência do Uruguai. “Quando eu era presidente e decidi apoiar Dilma, me diziam que não me metesse na campanha eleitoral.

 Então, eu falava de manhã, de tarde e de noite e deu resultado. Você tem que fazer o mesmo”.

###

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Qual é a novidade? Será que alguém acreditava que Lula não sabia nada sobre o mensalão, foi “esfaqueado pelas costas” e a culpa era somente de Dirceu? (C.N.)

Tribuna da Internet