domingo, 24 de abril de 2011

Rebelde das Farc libertado por habeas corpus é detido na saída de prisão

As autoridades colombianas detiveram neste sábado na saída de uma prisão do nordeste do país um rebelde das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) considerado braço direito do sujeito conhecido como "Mono Jojoy", ex-chefe militar da guerrilha, e que tinha sido libertado em virtude de um habeas corpus, informaram fontes policiais regionais.

O rebelde confesso José Zamora foi detido de novo nos arredores da penitenciária de Girón, localidade no departamento de Santander, em uma operação coordenada pelo general José Ángel Mendoza, comandante da Polícia Metropolitana de Bucaramanga.

Mendoza disse à imprensa que foi nesta cidade que "Chucho", apelido de Zamora, foi capturado por ordem da Procuradoria Geral.

"Trata-se de uma ordem de captura expedida (...) pela Unidade de Antiextorsão e Sequestro", informou o chefe de polícia, que levou o guerrilheiro às instalações de seu comando em Bucaramanga.

Zamora tinha liderado a Frente Urbana "Antonio Nariño", reduto das Farc com centro de operações em Bogotá, e era considerado um importante braço direito do chefe militar "Jojoy", morto em setembro do ano passado em um bombardeio a sua base nas selvas do sul do país. EFE/FOLHA