quinta-feira, 30 de junho de 2011

Ibama fecha polo madeireiro onde extrativistas morreram no Pará

O Ibama começou nesta quinta-feira (30) uma operação para desmontar as 12 madeireiras instaladas em Nova Ipixuna, no sudeste do Pará, onde foram assassinados em maio os extrativistas José Claudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo.

Fiscais do órgão começaram hoje a retirar máquinas e madeira, com apoio de homens do Exército, da Força Nacional e da Polícia Federal. A ação deve durar uma semana.

Segundo o Ibama, todas as madeireiras tiveram as licenças ambientais cassadas pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente após "vasto histórico de ilegalidades", como venda e exploração de madeira ilegal e descumprimento de exigências previstas no licenciamento.

No total, o Ibama registrou na cidade 122 autos de infração entre 2006 e 2010, o equivalente a R$ 5 milhões em multas.

O casal de extrativistas assassinado a tiros no mês passado denunciava irregularidades no Assentamento Agroextrativista Praialta Piranheira.

Em 2009, José Claudio enviou ao Ministério Público Federal um manifesto em que critica "a forma degradante em que se encontram as áreas que eram compostas por florestas nativas".

O documento, assinado por outros nove produtores rurais, diz que a retirada de madeira clandestina, principalmente de castanheiras, havia se intensificado desde 2006.

As informações sobre a investigação do crime são sigilosas, e até agora ninguém foi preso.

FOLHA