sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Teerã pede à ONU que condene EUA por violação de espaço aéreo


O Irã solicitou ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, ao Conselho de Segurança e à Assembléia Geral das Nações Unidas que condenem a violação de seu espaço aéreo por um avião espião não tripulado dos Estados Unidos, informou nesta sexta-feira a agência "Irna".

Na carta enviada a Ban e aos presidentes dos principais órgãos da ONU, o representante do Irã Mohamad Khazai afirma que "a descarada e provocativa violação do espaço aéreo pelo governo dos EUA é uma ação hostil".

O governo iraniano entende que a ação dos EUA "evidentemente contradiz a legislação internacional e os princípios básicos da Carta das Nações Unidas", por isso a condena.

Khazai afirma que o avião de espionagem não tripulado americano RQ-170 Sentinel ultrapassou 250 km do território iraniano até ser derrubado pelas Forças Armadas do Irã. "A República Islâmica do Irã tem o direito legítimo de tomar as medidas necessárias para proteger sua soberania", diz em carta.

Com isso, o representante exigiu "a condenação desta agressão e a aplicação de medidas efetivas e claras para pôr fim a estas ações perigosas e ilegais, e para manter a paz na região e a segurança internacional, de acordo com a Carta das Nações Unidas".

Na quinta-feira, o Ministério das Relações Exteriores do Irã convocou a responsável de negócios da Suíça em Teerã, Livia Leu Agosti, para manifestar seu protesto e pedir indenização pela incursão do avião espião americano.

Na carta entregue à diplomata suíça, cuja embaixada abriga o Escritório de Interesses dos EUA em Teerã, o Irã informa que a violação do espaço aéreo "vai contra todas as normas e regulações reconhecidas pela lei internacional e representa um ameaça à paz e à segurança regional e interna [iraniana]".

"A República Islâmica adverte firmemente ao governo dos EUA contra a repetição destes fatos e se reserva ao direito de adotar qualquer medida apropriada para proteger os direitos iranianos", declarou o Ministério.

Na quinta-feira à noite, a TV oficial iraniana mostrou um vídeo do avião espião americano que as Forças Armadas do Irã afirmam ter derrubado no leste do país em 4 de dezembro.

As imagens com dois minutos de duração mostram dois militares do Corpo de Guardiães da Revolução iraniana examinando o equipamento que dizem ser um RQ-170 Sentinel, o mais avançado dos aviões não tripulados de reconhecimento e espionagem eletrônica dos EUA.

De acordo com a emissora iraniana, o aparelho foi derrubado há quatro dias pela unidade de guerra eletrônica do Exército do Irã, quando voava sobre a cidade de Kashmar, a 225 km da fronteira com o Afeganistão, país por onde entrou no espaço aéreo iraniano.

Fontes dos EUA e da Otan, a aliança militar do Ocidente, admitiram há dois dias ter perdido um avião de reconhecimento não tripulado no oeste do Afeganistão, na fronteira com o Irã, que poderia corresponder ao que os iranianos garantem ter derrubado.

Na quinta-feira, a imprensa americana divulgou na internet que o aparelho mostrado pela televisão iraniana é mesmo o RQ-170 Sentinel perdido pelos EUA na fronteira entre o Afeganistão e o Irã.

EFE/FOLHA