terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Croácia prepara plebiscito de entrada na UE com entusiasmo


A campanha para o plebiscito do dia 22 de janeiro, que decidirá se os croatas vão firmar sua entrada na UE (União Europeia), foi iniciada nesta terça-feira com um generalizado apoio dos partidos e com a maioria da população decidida a votar pelo "sim" a Bruxelas.

A ministra das Relações Exteriores da Croácia, Vesna Pusic, lembrou nesta terça-feira que todos os partidos que forma o novo Parlamento apóiam a entrada do país na UE e convocou os cidadãos a comparecer às urnas e a votar a favor da entrada da Croácia na União, prevista para ser concretizada dia 1º de julho de 2013.

"É significativo que nas eleições de 4 de dezembro o único partido parlamentar que se pronunciava contra a entrada da Croácia na UE (o nacionalista HSP) não conseguiu entrar no Legislativo", ressaltou Pusic.

Segundo uma enquete realizada em dezembro, 60% dos croatas aceitam o fato do país se transformar no integrante número 28 do grupo europeu.
Perguntada sobre a hipótese de um possível "não", a ministra afirmou que o país seguiria com suas reformas, "porém, com muito menos dinheiro", em referência às mudanças que a Croácia precisa articular para se aproximar dos níveis europeus de justiça, educação, saúde e administração.

Os opositores do acesso da Croácia à UE asseguram que essa medida fará o país perder sua soberania e sua identidade, além de ficar suscetível aos interesses dos principais países europeus.

FOLHA