segunda-feira, 16 de abril de 2012

André Esteves é acusado de usar informação privilegiada na Itália


O empresário André Esteves, controlador do BTG Pactual, foi multado em 350 mil euros (R$ 840 mil) pelo órgão regulador do mercado italiano, o Consob, por uma operação de compra de ações do grupo alimentício Cremonini em 2007.

Esteves é acusado de ter se beneficiado de informações privilegiadas durante o processo de negociação entre a empresa italiana e o frigorífico brasileiro JBS.

A decisão proíbe o executivo de ocupar posições de direção e em conselhos de empresas na Itália por seis meses.

Em comunicado do BTG, Esteves classificou as decisões como infundadas e diz que vai recorrer da decisão. O banco afirmou que a investigação já havia sido informada no formulário de referência para a oferta de ações, prevista para este mês.

"O banco BTG Pactual reitera que acredita que isto não irá causar qualquer efeito adverso nas suas atividades, inclusive na capacidade de André Santos Esteves de atuar na sua atual posição em quaisquer das sociedades do grupo", diz o texto.

O BTG Pactual está a caminho de abrir capital na Bolsa, numa oferta que pode alcançar R$ 4,1 bilhões. A transação está prevista para o dia 26 deste mês.

O banco tem hoje mais de 40 executivos como sócios e emprega 1.200 pessoas. Entre os negócios do grupo estão participações na Mitsubishi e na Suzuki do Brasil, além de uma fatia do Banco Panamericano, recém-adquirida do grupo Silvio Santos.

FOLHA