A Mattel teve resultados trimestrais abaixo do previsto após enfrentar dificuldades para vender bonecas Barbie a preços mais altos e os varejistas diminuírem os estoques.
As ações da maior fabricante mundial de brinquedos acumulam mais de 22% de ganhos neste ano, mas nesta segunda-feira já chegaram a perder 10%, para o menor nível em dois meses. Às 14h16 de Brasília, os papéis perdiam 8,96%, para US$ 31,08.
Fabricantes de brinquedos se viram obrigados a dar descontos para atrair compradores. A Mattel, no entanto, aumentou os preços por causa de custos maiores e salários mais altos na China, onde a maioria das companhias norte-americanas monta esse tipo de produto.
Os resultados da Mattel indicam que os consumidores continuam relutantes a pagar mais diante do ambiente de incerteza econômica.
As vendas caíram 2%, para US$ 928,4 milhões, abaixo da estimativa de US$ 988,6 milhões.
As vendas da Barbie caíram 6%, enquanto as do Hot Wheels tiveram queda de 5%. As vendas nos Estados Unidos perderam 9%, ao passo que as internacionais cederam 7%.
A companhia viu o lucro líquido cair para US$ 7,8 milhões, US$ 0,02 por ação, ante US$ 16,6 milhões, ou US$ 0,05, um ano antes.
Sem os gastos pela compra da britânica HIT Entertainment, a companhia teria ganho US$ 0,06 dólar, abaixo das previsões de analistas de US$ 0,07.
FOLHA