quarta-feira, 9 de maio de 2012

São Paulo registra 38 mortes por acidente de trabalho por mês


O Estado de São Paulo teve 38 vítimas fatais de acidentes de trabalho em 2011 - mais de uma por dia. Ao todo, foram 464 mortes no ano passado, segundo levantamento da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Os dados, da Divisão de Saúde do Trabalhador da Vigilância Sanitária Estadual, foram levantados com base em notificações registradas no Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação).

O estudo aponta ainda que, ao todo, foram registrados 55,4 mil acidentes de trabalho no Estado em 2011.

Segundo o levantamento, as principais causas de morte são acidentes de trânsito, quedas de edifícios, exposição a corrente elétrica e impacto causado por objetos lançados, projetados ou em quedas.

Das 1.752 mortes notificadas no Estado desde 2006, 1.274 foram trabalhadores entre 20 e 49 anos. Desse total, 1.649 eram homens e 103 mulheres.

"Os acidentes de trabalho podem ser evitados se houver controle dos ambientes e das condições oferecidas ao trabalhador. Por isso, a investigação dos acidentes tem como principio prevenir que outros, iguais ou semelhantes, se repitam", disse Simone Alves dos Santos, diretora Técnica da Divisão de Saúde do Trabalhador da Vigilância Sanitária Estadual.

Quase a metade das notificações de acidentes considerados graves ou fatais (48%) ocorreram em menores de 18 anos.

Intoxicações por causas externas foram causa de 25,5% dos registros, e acidentes provocados por material biológico, por 20,1%.

FOLHA